A Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo do Líbano lançaram nesta terça-feira, 1º de outubro, uma campanha para arrecadar US$ 426 milhões em ajuda humanitária urgente para os libaneses atingidos pelo conflito com Israel.
O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, ressaltou que o país está passando por 'um dos momentos mais rigorosos de sua história' e informou que aproximadamente 1 milhão de pessoas já tiveram que deixar suas casas.
O Exército de Israel iniciou uma operação 'limitada e localizada' contra o Hezbollah no sul do Líbano. A última vez que as tropas israelenses entraram em combate terrestre com o grupo paramilitar foi em 2006.
“As FDI [Forças de Defesa de Israel] começaram há algumas horas uma operação terrestre limitada e direcionada na área do sul do Líbano contra alvos terroristas e infraestruturas da organização terrorista Hezbollah, em várias vilas perto da fronteira, que representam uma ameaça imediata e real aos assentamentos israelenses na fronteira norte”, diz o comunicado do Exército israelense.