Na noite dessa segunda-feira (30), as Forças de Defesa de Israel (FDI) iniciaram uma operação terrestre no Líbano, que mira alvos do grupo terrorista Hezbollah , especialmente aos atuantes na região da fronteira entre os dois países. A operação foi batizada de “Setas do Norte”.

Segundo comunicado da FDI, a ação é realizada em combate a “alvos terroristas e infraestruturas da organização terrorista Hezbollah, em várias aldeias perto da fronteira, que representam uma ameaça imediata às comunidades israelenses ao norte”.

Diante do avanço das tropas israelenses, as tropas do Exército do Líbano recuaram em 5km. Até o momento, o Hezbollah e o Líbano não se manifestaram sobre a operação deflagrada na região.

A escalada do conflito entre os dois países já era prevista por autoridades internacionais, especialmente após a morte de lideranças do grupo terrorista. O início da incursão terrestre pelo Exército de Israel foi anunciado mais cedo pelo ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant.

Em um comunicado às tropas posicionados perto da fronteira libanesa, ele afirmou que Israel está preparado para usar forças “do ar, mar e terra”.