As autoridades japonesas divulgaram que subiu para 65 o número de pessoas mortas no terremoto de magnitude 7,5 que atingiu o país na segunda-feira (01). Pelo menos 300 pessoas ficaram feridas em decorrência da catástrofe e 33 mil seguem desabrigadas.
Por volta de 5h desta quarta-feira (03), um novo tremor de magnitude 5 foi sentido pelos moradores do país e as autoridades locais falam sobre um novo tremor de nível 7, que deve atingir o local durante a próxima semana.
“O resgate de vítimas de desastres é uma corrida contra o tempo. Com uma política de colocar as vidas humanas em primeiro lugar, continuaremos a prestar apoio em cooperação com os governos locais”, escreveu o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida através das redes sociais.
As cidades japonesas mais atingidas pelo terremoto ocorrido na segunda-feira foram Wajima, Suzu e Nanao além da província de Ishikawa, com grandes danos. Nessas áreas houve o colapso de vários prédios e diversas pessoas continuam embaixo dos escombros. Até o momento, são 130 pedidos de socorro para o resgate dessas vítimas.