Em uma nova etapa da Operação Voltando em Paz, o governo brasileiro retirou neste sábado (09), brasileiros e seus familiares, da Faixa de Gaza. O grupo, acompanhado de uma equipe da Embaixada do Brasil, conseguiu atravessar a fronteira de Rafah rumo ao Cairo, capital do Egito.

De acordo com informações do Itamaraty , o segundo grupo tem 47 brasileiros. Oficialmente a lista de repatriados continham 102 nomes, porém nem todos puderam ser resgatados por terem a saída negada por Israel e Egito e outros por desistência.

Dos autorizados a deixar a região, um total de 11 brasileiro-palestinos e 36 palestinos cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao país egípcio. O grupo é composto por 27 menores, 16 mulheres, sendo duas idosas, e quatro homens adultos.

Essas pessoas que conseguiram chegar ao Egito estavam sendo levadas para o local onde embarcarão em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo ao Brasil. O voo tem previsão de duração de 15 horas e o pouso é estimado para as 3h de domingo em Brasília.

Em novembro, 32 pessoas foram resgatadas de gaza e chegaram ao Brasil, após um mês de espera. O grupo era composto por 22 brasileiros e dez palestinos.