O Exército de Israel atacou vários pontos da Síria, nessa sexta-feira (29), após o lançamento de dois foguetes contra o seu território, enquanto a tensão devido à guerra em Gaza continua elevada e as hostilidades com o Hezbollah permanecem na fronteira com o Líbano.
De acordo com o informado por um porta-voz militar israelense, depois que as sirenes soaram em locais no Norte de Israel, “dois lançamentos (de projéteis) foram identificados cruzando desde a Síria” e “caíram em campo aberto”. Segundo ele, depois disso as forças israelenses “estão atacando os pontos de origem do fogo”.
O porta-voz israelense acrescentou que as Forças de Defesa de Israel atacaram novamente a infraestrutura da milícia xiita libanesa Hezbollah e um local de lançamento de foguetes do grupo. Por sua vez, a milícia xiita assumiu também nessa sexta-feira (29) a responsabilidade por oito novas ações contra alvos militares no Norte de Israel.
Da mesma forma, a Síria também acusou hoje Israel de ter lançado antes um ataque com mísseis nos arredores de Damasco, esse seria o segundo em um período de apenas algumas horas e que ocorreu depois de outra ação atribuída a Israel ter resultado na morte de um conselheiro militar da Guarda Revolucionária Iraniana.
As milícias iranianas e pró-iranianas estão presentes na Síria como aliadas do ditador sírio, Bashar al-Assad, e os ataques israelenses têm frequentemente como alvo algumas das suas posições, armazéns de armas ou mesmo comboios de abastecimento.