Durante reunião da COP 28 neste sábado (02), o Reino Unido anunciou que vai doar mais de 35 milhões de libras, cerca de R$ 215 milhões, para o Fundo Amazônia . Em maio deste ano, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak já havia prometido 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões, para o Fundo.

Desta vez o anúncio foi feito pela ministra britânica da segurança energética, Claire Coutinho, em encontro com a ministra brasileira do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente do BNDES, Aloizo Mercadante.

Além disso, o Reino Unido também assinou um contrato com o BNDES, que permite o repasse para o Fundo Amazônia dos 80 milhões de libras prometido em maio. O Fundo financia ações de redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes da degradação florestal e do desmatamento.

Segundo o governo britânico, os valores anunciados totalizam mais de 385 milhões de libras. Os valores atualizados chegam aos 495 bilhões de reais prometidos deste a criação do Fundo Amazônia, porém, apenas 3,6 bilhões chegaram de fato ao Brasil.