O presidente da França, Emmanuel Macron , afirmou ser contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, durante entrevista à imprensa após discursar na COP 28 neste sábado (02). Segundo ele, o acordo é contraditório ao que o presidente Lula (PT) tenta fazer no Brasil e não “leva em conta a diversidade do clima”.
“Eu sou contra o acordo Mercosul-União Europeia. É um acordo completamente contraditório com o que ele – Lula – está fazendo no Brasil e com o que a nós estamos fazendo. Esse acordo, no fundo, não leva em conta a biodiversidade do clima”, declarou Emmanuel Macron.
Após o pronunciamento de Macron, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também está em Dubai para a conferência do clima, afirmou que era um direito do presidente francês de discordar do acordo entre Mercosul e UE.
“A França sempre foi o país mais duro para fazer acordo porque a França é mais protecionista”, disse o presidente do Brasil.
Em 2019, os dois blocos econômicos concordaram com um texto, mas o seu fechamento vem sendo postergado deste então, pois a UE apresentou novas exigências em uma carta enviada em março. Em 13 de setembro, o Mercosul enviou resposta à carta e as negociações seguem com o objetivo de uma conclusão.