O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não comparecer à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei , que será realizada neste domingo (10), na sede do Congresso argentino. Para lhe representar, o presidente enviou o chanceler Mauro Vieira para participar da cerimônia.
Durante o pleito presidencial na Argentina, Lula apoiou a eleição do candidato peronista Sergio Massa e é acusado de ter interferido na campanha eleitoral do país. Durante as eleições, Milei também chamou o petista de “comunista” e “corrupto”.
Mesmo assim, o presidente eleito não deixou a diplomacia de lado e enviou o convite ao presidente brasileiro. Na oportunidade, chegou a afirmar que ele seria bem recebido caso optasse por participar da cerimônia. Ao invés disso, Lula preferiu por enviar um chanceler.
Quem tem presença garantida durante a posse é o ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou ao país vizinho com uma comitiva de aliados, incluindo o senador piauiense e presidente do Progressistas Nacional, Ciro Nogueira (PP).