A Defesa Civil do Maranhão informou que quinze pessoas seguem desaparecidas após a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, desabar na tarde desse domingo (22). Conforme o órgão, apenas uma morte foi confirmada, diferente do que chegou a ser anunciado no início da manhã.
A morte confirmada trata-se de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. Equipes do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas pelos desaparecidos nesta manhã, mas sem mergulhadores, tendo em vista a preocupação com produtos químicos que foram dispensados nas águas, por conta de três carretas que transportavam produtos químicos.
O coronel Magnum Coelho afirmou que amostras de água foram coletadas para análises químicas, com o objetivo de verificar se os materiais tóxicos ainda estão presentes na água.
Reconstrução da ponte
Em vistoria ao local do acidente, o ministro dos Transportes Renan Filho decretou estado de emergência e afirmou que vai destinar mais de R$ 100 milhões para garantir a reconstrução imediata da ponte, que deverá ser entregue em 2025. Em paralelo, uma sindicância vai apurar as causas e responsabilidades do evento trágico.