A Polícia Civil do Maranhão , em ação no âmbito da operação RENORCRIM, deflagrada pelo Ministério da Justiça, apreendeu, nesta segunda-feira (26), um maquinário utilizado na produção de entorpecentes na cidade de Timon. O casal responsável pelo armazenamento do equipamento foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado pelo crime previsto no artigo 34 da Lei de Drogas, que trata da preparação, produção, cultivo, extração ou fabricação de drogas ilícitas.

O maquinário será submetido a perícia criminal para investigação mais detalhada. Durante investigações realizadas pela Delegacia de Narcóticos ( Denarc ) de Timon, os policiais descobriram que o casal estava armazenando uma prensa, equipamento utilizado na produção de drogas. A operação foi montada após levantamentos que apontaram que o local em questão já havia sido alvo de apreensões de entorpecentes no mês de setembro deste ano.

Foto: Divulgação/PC-MA
Material apreendido em Timon

No momento da abordagem, os policiais encontraram o casal no imóvel, além do maquinário, que foi apreendido para as providências legais. O casal foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado por envolvimento no crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos legais, os dois serão transferidos para o presídio, onde permanecerão à disposição da Justiça. A prisão é parte de uma ação coordenada no combate ao tráfico de entorpecentes e ao funcionamento de organizações criminosas na região.

O maquinário, uma prensa usada para compactar e processar a droga, foi encaminhado para perícia criminal, que realizará os exames necessários para a confirmação do seu uso na produção de entorpecentes. O resultado da perícia será fundamental para as investigações em andamento, com foco na desarticulação da rede criminosa envolvida.

A operação RENORCRIM é uma iniciativa nacional, articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com o apoio da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI), visando o enfretamento de organizações criminosas em todo o país.