A Polícia Civil do Maranhão realizará na próxima terça-feira (22), no Ginásio Georgiana Pflueger, em São Luís, um novo mutirão para recuperar aparelhos celulares com registro de perda, furto ou roubo. As ações serão feitas por meio do programa Meu Celular de Volta.
Os celulares devolvidos nesta etapa vão agregar com o lote do mutirão anterior, que soma mais de 200 aparelhos recuperados. Comparando os resultados dos dois mutirões, onde o mesmo número de pessoas foi intimado, aproximadamente 100 pessoas a mais apareceram desta vez. Uma parcela daquelas que não compareceram e nem procuraram uma delegacia posteriormente para entregar o celular ou para prestar esclarecimentos estão sendo intimadas novamente.
As intimações estão sendo entregues via aplicativo de mensagem, WhatsApp, após o rastreamento dos celulares por meio do número de IMEI, em união com as operadoras de telefonia. No documento, consta assinaturas dos delegados e um QR Code para que o remetente tenha certeza da autenticidade do chamado. Contatos telefônicos também são disponibilizados para a resolução de dúvidas.
Após a conclusão desta etapa, a Polícia Civil do Maranhão convocará os legítimos donos para que eles recuperem seus celulares e dessa forma se encerra a primeira etapa do programa na grande Ilha. Nas próximas etapas, novas intimações continuarão a ser emitidas, assim como operações policiais para cumprir mandados expedidos pela justiça, com o intuíto de reaver mais celulares perdidos, furtados ou roubados.
As pessoas que não atenderam ao chamado policial no último mutirão e nem comparecerem ao que ocorrerá na próxima terça, continuarão sendo intimadas pela Polícia Civil do Maranhão. Assim que forem excedidas as tentativas de contato por meio das notificações enviadas por mensagem, uma equipe policial será encaminhada para seus endereços. O não atendimento à intimação policial poderá implicar no crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal.