Nesta sexta-feira (14), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura de contenção na usina nuclear de Chernobyl, localizada ao norte do país, próxima à fronteira com Belarus.
Em uma rede social, Zelensky afirmou que a estrutura foi construída em parceria com os Estados Unidos e diversos países europeus, para evitar vazamentos radioativos. Ele também destacou que a Rússia é "o único país do mundo que ataca esse tipo de infraestrutura".
![Presidente Volodymyr Zelensky](/media/image_bank/2024/9/presidente-volodymyr-zelenskynone.jpg.950x0_q95_crop.webp)
"Esta estrutura de proteção foi construída pela Ucrânia em conjunto com outros países da Europa e do mundo, junto com os Estados Unidos, com todos aqueles comprometidos com a verdadeira segurança da humanidade. O único país do mundo que ataca essas infraestruturas, ocupa usinas nucleares e faz guerra sem considerar as consequências é a Rússia", escreveu o presidente ucraniano.
Zelensky também declarou que o incêndio provocado pelo ataque foi rapidamente controlado e que os níveis de radiação permaneceram estáveis. "Neste momento, os níveis de radiação não aumentaram e estão sendo constantemente monitorados. No entanto, avaliações preliminares indicam danos significativos à estrutura de proteção", afirmou.
Em contrapartida, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não tinha informações precisas sobre o suposto ataque, mas antecipou que a Rússia não ataca infraestrutura nuclear.
A estrutura supostamente atingida protege o quarto reator da usina de Chernobyl, destruído na explosão de 1986, responsável pelo pior desastre nuclear da história.
Ver todos os comentários | 0 |