A Meta anunciou que está encerrando o seu programa de verificação de fatos, para “restaurar a liberdade de expressão” nas redes sociais Facebook e Instagram. Na manhã desta terça-feira (07), a empresa admitiu que suas atuais práticas de moderação de conteúdo “vão longe demais”.
“Voltaremos às nossas raízes e nos concentraremos na redução de erros, na simplificação de nossas políticas e na restauração da liberdade de expressão em nossa plataforma”, declarou o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
De acordo com o empresário, as redes sociais agora adotarão um modelo de notas de comunidade, semelhantes ao X. “Mais especificamente, vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por notas da comunidade como X, começando nos EUA”, informou Zuckerberg.
O programa de verificação de fatos foi criado após as eleições de 2016 nos Estados Unidos e usado para combater a desinformação nas plataformas. Em entrevista à Fox News, o diretor de assuntos globais da Meta, Joel Kaplan, explicou mais sobre o novo modelo que será adotado.
“Em vez de recorrer a algum suposto especialista, ele depende da comunidade e das pessoas na plataforma para fornecer seus próprios comentários sobre algo que leram. Queremos garantir que o discurso possa acontecer livremente na plataforma sem medo de censura”, explicou.
Ver todos os comentários | 0 |