O Vaticano atualizou o estado de saúde do papa Francisco na tarde deste sábado (22) e informou que o sumo pontífice apresentou piora e teve uma crise respiratória asmática de longa duração nesta manhã.
Segundo a nota do Vaticano, o quadro de saúde do santo padre continua crítico e ele precisou ser submetido a terapia de alto fluxo de oxigênio em razão da crise respiratória.
“As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com o Vaticano, o pontífice também apresentou quadro de plaquetopenia associada a uma anemia, que exigiu transfusões de sangue. “Os exames de sangue de hoje também mostraram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu a administração de transfusões. O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem. No momento, o prognóstico é reservado”, finaliza a nota.
O papa, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, após apresentar dificuldades para respirar. Posteriormente, ele foi diagnosticado com uma pneumonia bilaterial.