Nesta terça-feira (11), a Disney informou que haverá mudanças em suas políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), com o objetivo de focar em resultados comerciais. A alteração foi comunicada aos funcionários por meio de uma nota. Com a nova decisão, os clássicos da empresa, como Dumbo e Peter Pan, que antes exibiam avisos contextualizando a época de sua criação, agora terão apenas comunicados curtos, informando que a obra pode conter estereótipos ou representações negativas.
Outras 13 empresas nos Estados Unidos também encerraram suas políticas de DEI desde 2024, em meio a uma crescente pressão política e legal, intensificada após a vitória de Donald Trump para a presidência. O republicano emitiu decretos que visavam eliminar programas de diversidade no governo federal e no setor privado, levando grandes corporações a reavaliarem suas iniciativas.
A Disney também anunciou mudanças na remuneração de seus executivos, removendo os critérios de diversidade e inclusão e adotando a estratégia de talentos para alinhar os valores da empresa aos programas de compensação. Contudo, outros critérios, como narrativa e criatividade, permanecem os mesmos. A empresa destacou ainda que manterá contratações sem barreiras e uma cultura de pertencimento.
O Google, assim como a Meta e a Amazon, reduziram suas iniciativas de diversidade em 2025 para se alinharem às novas diretrizes do governo de Trump e evitar questões legais. O cenário político atual também foi influenciado por decisões judiciais. Em 2023, a Suprema Corte dos EUA proibiu a consideração de raça em admissões universitárias, pressionando as empresas a revisarem suas políticas de diversidade.
No início deste ano, o presidente Donald Trump incentivou funcionários públicos a denunciarem colegas que mantivessem ações de diversidade e ordenou a demissão de equipes ligadas a programas de inclusão.