O Exército de Israel informou nesta quarta-feira (8) que recuperou o corpo do refém Youssef Ziyadne, encontrado em um túnel subterrâneo na região de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

“Ontem [terça-feira, 7], as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o serviço de inteligência Shin Bet localizaram e recuperaram o corpo de Youssef Ziyadne em um túnel subterrâneo na área de Rafah, trazendo-o de volta ao território israelense. Youssef foi sequestrado em 7 de outubro e faleceu enquanto estava em cativeiro”, declararam as FDI em uma publicação na rede social X.

As autoridades militares informaram que a família de Youssef já foi notificada sobre o resgate. Além disso, durante a operação, foram encontrados indícios relacionados ao filho de Youssef, Hamza Ziyadne, também sequestrado em 7 de outubro. “Os vestígios levantam sérias preocupações sobre sua situação”, afirmaram as FDI, acrescentando condolências à família neste momento difícil.

A imprensa israelense relatou que o corpo de Hamza teria sido encontrado ao lado do pai, informação que teria sido comunicada pelos familiares e pelo Ministério da Defesa. No entanto, as FDI ainda não confirmaram oficialmente essa descoberta.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , expressou suas condolências à família Ziyadne. Em declaração oficial, lamentou a tragédia e destacou o trabalho contínuo das FDI e do Shin Bet para assegurar o retorno de todos os reféns.

"Resgatamos as crianças Bilal e Aisha no dia 23 de novembro e queríamos trazer Youssef e Hamza da mesma forma", declarou Netanyahu, referindo-se ao sucesso da operação anterior que garantiu a libertação dos outros dois filhos de Youssef. O premiê reafirmou o compromisso de Israel em resgatar todos os reféns, vivos ou mortos.