Durante sessão conjunta realizada nesta segunda-feira (06), o Congresso dos Estados Unidos certificou a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais realizadas em novembro de 2024. Representantes da Câmara e do Senado estiveram presentes na sessão, que aconteceu no Capitólio, situado em Washington.

Trump derrotou a adversária, a democrata Kamala Harris , com 312 votos no Colégio Eleitoral, enquanto a atual vice-presidente dos EUA obteve 226. Com isso, o republicano assumirá a presidência dos EUA pela segunda vez em 20 de janeiro, quando acontece a cerimônia de posse.

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e presidente do Senado, presidiu os trabalhos na Casa. Em 30 minutos, dois senadores e dois membros da Câmara realizaram a contagem dos votos dos delegados dos 50 estados, o que consagrou a vitória de Trump.

Esta é considerada a última etapa do processo eleitoral antes da posse do presidente eleito.

Comparação com 2021

A segurança do Capitólio foi reforçada para realização da cerimônia de certificação do presidente eleito. As medidas são decorrentes do ocorrido em janeiro de 2021, quando diversos manifestantes invadiram o Congresso para tentar impedir que fosse certificada a vitória do presidente Joe Biden.