Volodymyr Zelensky , presidente da Ucrânia, disse ter esperanças de que Donald Trump na presidência dos Estados Unidos possa contribuir para encerrar a guerra com a Rússia. A fala aconteceu durante entrevista para uma emissora de TV na última quinta-feira (02).

Na opinião do ucraniano, a força e a imprevisibilidade de Trump poderiam ser vantajosas na tentativa de conter o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e suas ações militares. A Rússia e a Ucrânia estão em guerra há quase três anos.

Donald Trump havia dito anteriormente que seria capaz de resolver o conflito em 24 horas, contudo, a declaração foi recebida com ceticismo em Kiev, devido o receio de que qualquer acordo de paz exija concessões territoriais da Ucrânia.

Zelensky mencionou que Trump lhe prometeu ser um dos primeiros convidados a visitar Washington após a sua posse, que acontece no dia 20 de janeiro deste ano. O norte-americano tem como estratégia manter a relação entre os dois países.

O presidente da Ucrânia ainda afirmou que qualquer plano dos Estados Unidos para um acordo de paz deve respeitar as perspectivas ucranianas. “Somos a Ucrânia, e é nossa independência, nossa terra e nosso futuro”, completou Zelensky.