A marca norte-americana Stanley , especializada em artigos para bebidas, anunciou um recall de tampas de dois modelos de garrafas térmicas devido a um risco de queimaduras. Os consumidores que possuírem os produtos afetados devem suspender o uso imediato até que a substituição da tampa seja realizada.

O recall inclui modelos Switchback (código 20-01436) e Trigger Action (códigos 20-02825, 20-02033 e 20-02824), independentemente do lote ou da cor. Os produtos foram fabricados na China entre 2016 e 2022. A empresa identificou que as roscas da tampa desses modelos podem encolher com o calor e o movimento de giro, o que pode causar o desprendimento da tampa durante o uso e, consequentemente, resultar em queimaduras. O número de identificação dos produtos afetados pode ser encontrado na parte inferior da garrafa.

Foto: Divulgação/Stanley
Produto Stanley

A Stanley anunciou que irá fornecer tampas de reposição gratuitas para os modelos afetados. Em comunicado, a assessoria da empresa destacou o compromisso com a melhoria e com a criação de produtos de qualidade. “Na Stanley 1913, estamos comprometidos com a melhoria contínua e focados na criação de produtos de qualidade, feitos para durar a vida toda", afirmou a nota.

A empresa também notificou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre o recall e prometeu divulgar mais informações conforme o andamento do processo. A Stanley orientou os consumidores a entrarem em contato com o serviço de atendimento ao cliente para solicitar a troca das tampas. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 021 3278, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados, pelo e-mail sac@stanleybrasil.com.br ou diretamente no site da empresa.

Este não é o primeiro recall realizado pela Stanley. Em dezembro de 2024, a marca já havia retirado de mais de 400 mil garrafas térmicas do mercado, após identificar que as tampas de alguns modelos poderiam se soltar inesperadamente oferecendo risco de queimaduras.

Na ocasião, três incidentes foram registrados no Brasil, mas sem gravidade. O recall afetou 290 mil canecas Switchback Travel e 111 mil canecas Trigger Action, fabricadas entre 2016 e 2023, disponíveis nas cores branca, preta e verde e nos tamanhos de 12 oz, 16 oz e 20 oz. As tampas desses modelos também eram de polipropileno e os produtos foram distribuídos por todo o Brasil.