O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , declarou nessa quarta-feira (22) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é mais relevante nas negociações para o fim da guerra contra a Rússia. A fala do ucraniano ocorreu durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“Eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou. Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra. Agora ele não é mais um ‘player’. Ele também não será um ‘player’ para Trump”, disse.

Foto: Montagem GP1
Lula e Zelensky

A guerra ocorre desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o território ucraniano. Desde sua posse, Lula tenta mediar o fim do conflito em uma articulação com a China.

No entanto, em 2024, a relação entre o petista e Zelensky foi tensionada por declarações de ambos os lados. Na ocasião, Lula sugeriu que, para acabar com a guerra, a Ucrânia deveria ceder o território da Criméia para a Rússia. A fala foi criticada pelo presidente ucraniano, que disse não entender porque “o Brasil está do lado do agressor”.