O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , assinou na tarde desta quinta-feira (23) uma ordem executiva determinando a liberação de todos os registros do Governo Federal relacionados aos assassinatos de John F. Kennedy, Robert Kennedy e Martin Luther King Jr.
“Mais de 50 anos após os assassinatos do presidente John F. Kennedy, do senador Robert F. Kennedy e do reverendo Dr. Martin Luther King Jr., o Governo Federal ainda não divulgou ao público todos os seus registros relacionados a esses eventos. Suas famílias e o povo americano merecem transparência e verdade”, afirma o texto da medida.
A ordem estabelece um prazo de 15 dias para que o diretor de Inteligência Nacional e o procurador-geral apresentem um plano detalhado para a liberação total dos registros sobre o assassinato de Kennedy. Esse processo será coordenado com o Assistente do Presidente para Assuntos de Segurança Nacional e o Conselheiro do Presidente.
Além disso, em até 45 dias, os registros sobre as mortes de Robert Kennedy e Martin Luther King Jr. deverão ser revisados, e um plano para sua divulgação completa será apresentado.