Mohamed al-Bashir, integrante da milícia rebelde Hayat Tahrir al-Sham (HTS), foi nomeado, nessa terça-feira (10), primeiro-ministro interino da Síria, informou as redes de comunicação da Síria que agora estão sob o controle das forças que derrubaram o governo de Bashar al-Assad .
Al-Bashir declarou que a previsão é de que o regime temporário acabe no dia 1º de março de 2025, apontando um planejamento para a estruturação de um novo governo após esse período.
Após uma sessão do Conselho de Ministros da Síria, como os novos componentes do gabinete do governo, foi anunciado para a imprensa que “o governo interino da fase de transição dura três meses sob a presidência de Mohamed al-Bashir”.
O novo primeiro-ministro interino da Síria
Al-Bashir se graduou em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Aleppo em 2007 e depois na Sharia (lei islâmica) pela Universidade de Idlib.
Entrou na política, no período da “Primavera Árabe”, caracterizado pelas revoltas populares de 2011 contra o Governo de Assad que se ocasionaram em vários outros movimentos populares por toda a Síria e foi desarticulada pelo governo e seus aliados, incluindo Irã e Rússia.