A manifestação de Araújo foi a primeira de ministros do governo em reação a declarações de Lula, que teve o direito de se candidatar a presidente restaurado.
Vice-presidente disse que governo poderá substituir chanceler; ministro de Relações Exteriores já está afastado das negociações com a China por vacina contra covid-19.
"Temos relação madura, construtiva, muito correta, tranquila com a China", disse Araújo ao participar de uma reunião fechada com deputados, por videoconferência.
Ex-ministros das Relações Exteriores e embaixadores articulam apoio e defendem ações no Congresso e no STF para impedir danos à imagem do País e o desrespeito à Constituição.
Ao 'Estado', chanceler Ernesto Araújo indicou que governo considera que o momento para novo processo diplomático proposto por Uruguai e México já não faria mais sentido.
Ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma, deputado exilado Julio Borges e o ex-dirigente do partido Voluntad Popular Carlos Vechio estão na capital brasileira para encontro com Ernesto Araújo.
Alex Carreiro teve sua exoneração anunciada na quarta-feira pelo chanceler Ernesto Araújo, mas trabalhou nesta quinta sob alegação de que só Bolsonaro poderia desligá-lo.
Na entidade, a rapidez com que a decisão foi tomada foi interpretada como um sinal de que o novo governo irá promover uma reviravolta em sua relação com as Nações Unidas.