O brasileiro Yeltsin Jacques conquistou a sua segunda medalha de ouro em Paralimpíadas. O paratleta se sagrou bicampeão paralímpico nesta terça-feira (03), nos 1.500m, categoria T11, destinada para atletas cegos. Além do ouro, Yeltsin também quebrou o recorde mundial da prova.
Yeltsin fechou a prova em 3m55s82, diminuindo a marca que havia garantido o ouro para ele nas Olimpíadas de Tóquio, quando completou a prova em 3m57s60. A prata ficou com o etíope Yitayal Silesh, que terminou a prova em 4m03s21. O pódio ficou completo com mais um brasileiro, com Julio Cesar fechando a prova com 4m04s03.
De acordo com Yeltsin, a medalha de ouro veio de uma estratégia montada por ele e pelo seu guia, Guilherme dos Anjos. Após o plano principal não sair como o planejado, largar em vantagem e liderar a prova do início ao fim, Yeltsin e Guilherme optaram para o plano B para ir em busca do ouro.
“O plano B era, se alguém quisesse passar a primeira volta com a gente, iríamos deixar passar e correr atrás, só que pressionando para fazer o cara passar acima do linear de prova dele. Ele iria sofrer e aí iríamos tirar [a diferença] a partir dos 500m ou 600m. No meio da curva, o Guilherme se posiciona, sai para a raia 2 ou 3 e a gente passa e assume a ponta antes das duas voltas finais”, explicou o atleta.
Ver todos os comentários | 0 |