A equipe brasileira de judô ganhou bronze em disputa contra a Itália neste sábado (03), e encerrou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024. Essa é a quarta medalha da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na competição, e o segundo bronze.
Por conta do empate na disputa, Rafaela Silva foi a judoca sorteada para o embate decisivo, na disputa por equipes mistas. No golden score, ela venceu a luta com um Waza-ari contra a italiana Veronica Toniolo, em apenas 14 segundos de luta.
Disputa por equipes
Antes da luta decisiva, a equipe composta por Rafael Macedo, Beatriz Souza, Leonardo Gonçalves, Willian Lima, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva venceu três disputas.
A primeira, na categoria até 90kg masculino, foi entre Rafael Macedo e o italiano Christian Parlati, que abriu o placar após o brasileiro aplicar um Ippon no adversário. Já na segunda luta, a medalhista de ouro Beatriz Souza disputou na categoria até 78kg feminino contra Asya Tavano. Após imobilizá-la, o Brasil emplacou 2 a 0 contra a equipe da Itália.
Já no terceiro duelo, o italiano Gennaro Pirelli derrotou Leonardo Gonçalves no 90 kg masculino durante o Golden score, após aplicar um Waza-ari. Entretanto, o Brasil emplacou a terceira vitória na luta de Rafaela Silva e Veronica Toniolo, na categoria até 57 kg feminino. Rafaela, que já medalhista olímpica, venceu com um Waza-ari e ainda conseguiu imobilizar a adversária.
William Lima, medalhista de prata, entrou no quarto duelo, e perdeu para Manuel Lombardo após sofrer um Ippon. Ketleyn Quadros começou bem a quinta luta, porém, faltando 20 segundos para o fim, sofreu um Ippon e perdeu para Savita Russo. Com isso, o placar das equipes ficou 3 a 3.
A decisão veio no golden score, ocasião em que foi sorteado a categoria do combate decisivo. Rafael Silva, escolhida, venceu e levou o Brasil para o pódio com medalha de bronze.
Ver todos os comentários | 0 |