Considerado atualmente o time nordestino de maior destaque no cenário nacional, o Fortaleza recebe o River no Castelão, na noite desta quarta-feira (14) pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Por isso, o GP1 Esporte fez uma análise sobre o adversário do time piauiense e provável cenário que o Galo enfrentará no jogo.
Trabalho duradouro
Desde que quase foi rebaixado no Brasileirão de 2020, o Fortaleza passou por uma reformulação, iniciando uma nova fase no clube. O principal nome dessa renovação foi a contratação do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que até hoje comanda o time.
Com boas contratações, principalmente a do lateral Yago Pikachú, o Leão do Pici fez uma campanha excelente no Brasileirão, conseguindo uma vaga para a Libertadores 2022. Além disso, o clube foi até as semifinais da Copa do Brasil daquele ano e venceu a Copa do Nordeste 2022.
O auge do trabalho de Vojvoda foi a final da Copa Sul-Americana em 2023, onde perdeu para a LDU Quito nos pênaltis, mas se tornando o primeiro time nordestino a chegar em uma final continental. Sempre sendo sondado por clubes do eixo sul-sudeste, o argentino preferiu ficar no Leão do Pici, onde sente que é querido e que faz um excelente trabalho.
Mercado fraco até o momento
Classificado mais uma vez na Sul-Americana, o Fortaleza possui um bom elenco, mas sofre críticas dos torcedores por conta da pouca movimentação nesta janela de transferências. As únicas contratações do clube até o momento foram a do goleiro Santos, ex-Flamengo, e do atacante Moisés.
Além disso, o Fortaleza sofreu um desfalque difícil de ser suprido: o meia Caio Alexandre, que foi para o Bahia na contratação mais cara do futebol nordestino. Mesmo com a pouca movimentação, o CEO da SAF do clube afirmou que deverá fazer contratações pontuais para o elenco.
Provável cenário
Vindo de uma derrota inesperada para o CRB fora de casa, a tendência seria o Fortaleza focar no jogo contra o River para recuperar o prejuízo. No entanto, o Leão do Pici deve poupar boa parte do seu elenco para o clássico contra o Ceará neste sábado (17), o que seria uma vantagem para o Galo.
Além disso, o River pode se aproveitar do meio-campo mais frágil do Fortaleza, que ainda sofre com a ausência de Caio Alexandre. O jogo será às 19h, no estádio Castelão, pela terceira rodada da Copa do Nordeste.
Ver todos os comentários | 0 |