Fechar
GP1

Esportes

Mercedes apresenta W15 com melhorias no eixo traseiro e mais downforce

O carro traz uma mistura da tradicional cor prateada e do preto utilizado nos últimos anos pela equipe.

De volta a tradicional cor prateada, a Mercedes lançou o seu carro para a temporada de 2024 da Fórmula 1 nesta quarta-feira (14). O denominado W15, marca a volta oficial de James Allison como diretor técnico da equipe e vai ser o último carro do time de Brackley a ser pilotado por Lewis Hamilton.

O carro traz a habitual cor de prata no bico e em linhas nas laterais, já o resto do W15 fica com a cor preta, mesclando o que tem sido a Mercedes nos últimos três anos. A estrela vermelha, que se destaca em meio as prateadas, em homenagem a Nikki Lauda, permanece no design do carro.


Foto: Reprodução/MercedesW15, carro da Mercedes AMG Petronas na temporada 2024
W15, carro da Mercedes AMG Petronas na temporada 2024

O W15 também marca oficialmente o fim do conceito "zero pod", que já havia sido abandonado após o Grande Prêmio de Mônaco em 2023, e traz de volta o sidepod de resfriamento. O novo carro promete melhorias na aerodinâmica, promovendo mais downforce e entregando menos arrasto, algo que era um problema para as Flechas Prateadas desde 2022.

Com mais downforce e controle de arrasto, o W15 deve ter ainda mais equilíbrio, permitindo que os pilotos possam lidar com o controle dos pneus. O carro também carrega um novo chassi, algo que não era possível na temporada de 2023, por conta do teto orçamentário, e uma nova caixa de câmbio.

De acordo com o diretor técnico, James Allison, o eixo traseiro foi o mais trabalhado na construção do W15, com o objetivo de manter o controle dos pneus. Além disso, o carro traz melhorias no efeito do DRS, asa que permite o uso do vácuo para ganho de velocidade, e maior desempenho no pit stop.

“Um grande foco tem sido melhorar o imprevisível eixo traseiro do carro anterior. Trabalhamos muito para garantir que ambos os eixos, mas principalmente o eixo traseiro, mantenham um melhor controle do pneu do que no W14. Também houve algumas tarefas de limpeza em áreas nas quais tínhamos espaço para melhorias, incluindo o efeito DRS e o desempenho do pit stop”, afirmou o diretor técnico James Allison.

Nos simuladores, o carro vem sendo superior ao W14, mas em questões de equilíbrio e velocidade, o W15 será colocado à prova ainda nesta quarta-feira (14), quando a Mercedes for à pista em Silverstone para realizar um shakedown, algumas voltas para testar os sistemas do carro. O ritmo de pista e velocidade será testado oficialmente em Sahkir, entre os dias 21 e 23.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.