Fechar
GP1

Esportes

FIFA irá propor inclusão do futsal nas Olimpíadas

O Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo de Futsal Masculino, com 5 títulos.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) vai encaminhar recomendações ao Comitê Olímpico Internacional (COI) propondo a inclusão do futsal e do futebol de areia no programa. A informação foi divulgada pelo repórter João Barreto, nesta quinta-feira (3), durante a transmissão da semifinal da Copa do Mundo Futsal, na Cazé TV.

O futsal, também conhecido como futebol de salão, é jogado em quadra, com cinco jogadores por equipe. O esporte se destaca por suas jogadas rápidas, marcando 2 tempos de 20 minutos. Surgiu na década de 1940 no Brasil, o futsal conta com mais de 10 milhões de praticantes em todo o mundo. O Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo de Futsal Masculino, com 5 títulos.


Foto: Leto Ribas/CBFBrasil estreia na Copa do Mundo de Futsal com goleada sobre Cuba
Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo de Futsal, com 5 títulos.

Pela primeira vez na história, a FIFA está oficialmente solicitando ao COI a inclusão do futsal nas Olimpíadas. Para que a modalidade seja incluída nas olimpíadas, ela precisa ser reconhecida pelo COI, ter uma federação internacional que a regule e seguir o código antidoping do COI.

Além disso, o esporte deve ser amplamente praticado: por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes, e por mulheres em no mínimo 40 países e três continentes. Mesmo atendendo a todos os critérios, o futsal até agora não havia sido incluído no programa olímpico, devido a um histórico de atritos entre a FIFA e o COI.

É importante ressaltar que a participação nas Olimpíadas ainda não é garantida, a proposta da FIFA será analisada pelo COI. Tendo a possibilidade de inclusão nas Olimpíadas, a expectativa é alcançar uma maior visibilidade, incentivando o desenvolvimento do esporte no mundo e resultando em um maior investimento aos atletas do esporte.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.