Fechar
GP1

Esportes

Brasil não é eliminado na 1ª fase da Copa do Mundo Feminina desde 1995

A seleção Canarinho tem duelo de vida ou morte contra a Jamaica, pela Copa do Mundo Feminina.

A seleção brasileira tem duelo de vida ou morte contra a Jamaica nesta quarta-feira (02), pela terceira e última rodada do grupo F da Copa do Mundo Feminina 2023. A partida será no Estádio Melbourne Rectangular, na Austrália, às 07h. O jogo vale a permanência da Canarinho na competição, que esteve presente em todas as nove edições, sofrendo eliminações na fase de grupos apenas em duas ocasiões, 1991 e 1995.

Na primeira edição da Copa do Mundo Feminina, em 1991, na China, o Brasil conseguiu apenas uma vitória e ficou na terceira posição do grupo B. Em 1995, na Suécia, teve o mesmo retrospecto, mas acabou terminando na lanterna da chave A. Na época, o futebol feminino não tinha a mesma visibilidade dos tempos de atuais, sofrendo com falta de apoio.


Foto: Thais Magalhães/CBFSeleção brasileira registra maior delegação em competições femininas
Seleção brasileira registra maior delegação em competições femininas

Quatro anos depois, na edição dos Estados Unidos, a seleção brasileira mostrou evolução e conseguiu um grande feito, chegando nas semifinais e conquistando o terceiro lugar geral. Em 2003, também no país americano, o Brasil não conseguiu o mesmo desempenho e caiu nas oitavas de final. Porém, marcou a primeira Copa do Mundo da rainha Marta.

Na Copa do Mundo de 2007, na China, o Brasil fez a sua melhor campanha na história, conseguindo o vice-campeonato. Na ocasião, a Canarinho chegou na grande final, mas acabou sendo derrotada para a Alemanha por 2 a 0. Na edição de 2011, quando a competição contou com apenas 16 seleções, a Verde e Amarelo sofreu uma eliminação nas quartas de final para os Estados Unidos de Pia Sundhage, nos pênaltis.

Foto: Reprodução/TwitterMarta, camisa 10 da seleção brasileira
Marta, camisa 10 da seleção brasileira

Em 2015, no Canadá, foi a primeira edição da Copa do Mundo Feminina com 24 seleções. Na ocasião, o Brasil sofreu uma derrota por 1 a 0 para a Austrália, caindo nas oitavas de final. Quatro anos depois, na França, a seleção Canarinho repetiu o mesmo retrospecto, mas dessa vez sendo eliminada para as anfitriãs por 2 a 1, na prorrogação.

Nesta copa, após a derrota para a França por 2 a 1, o Brasil caiu para a terceira colocação, sendo ultrapassado pela Jamaica, que venceu o Panamá por 1 a 0. Agora no cenário da tabela do grupo F, as francesas estão na liderança com quatro pontos. Com esse cenário, a seleção Verde e Amarelo precisa vencer as jamaicanas, já que em caso de empate, a Canarinho está fora das oitavas de final.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.