Há exatos 65 anos, no dia 29 de junho de 1958, o Brasil conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo. Na ocasião, a Canarinho deu um show dentro de campo e venceu a Suécia por 5 a 2, no estádio Råsunda, em Estocolmo, na própria casa dos adversários. Além de ser a primeira estrela no escudo verde e amarelo, a conquista do Brasil também consolidou a camisa 10 de Pelé como uma das maiores da história e tornou o país o primeiro a vencer o torneio fora do seu continente.
Mesmo com a Suécia abrindo o placar com apenas quatro minutos de jogo, com um gol de Liedholm, o Brasil não se abalou, reagiu e empatou aos nove minutos com Vavá, após um cruzamento de Garrincha. A virada veio aos 32 minutos, novamente com Vavá, em uma jogada semelhante. Na segunda etapa, a Canarinho ampliou com Pelé. Nilton Santos lançou a bola para o Rei do Futebol, que dominou no peito, deu um chapéu no defensor sueco e mandou a bola para o fundo das redes. O quarto gol foi marcado por Zagallo, com os suecos diminuindo a diferença com um gol de Simonsson. Ainda houve tempo para Pelé marcar mais um.
O Brasil chegou à decisão de forma invicta. Na estreia, a equipe venceu a Áustria por 3 a 0. No segundo jogo do grupo 4, a seleção brasileira empatou em 0 a 0 com a Inglaterra. Logo em seguida, conquistou uma vitória por 2 a 0 sobre a União Soviética, garantindo a liderança do grupo. Nas quartas de final, deixou o País de Gales para trás com o placar de 1 a 0. Já nas semifinais, despachou a França por 5 a 2.
Além do título do Brasil, a Copa do Mundo de 1958 também eternizou a camisa 10 como uma das maiores da história, pois Pelé, com apenas 17 anos, teve uma grande atuação, tornando-se o jogador mais jovem a conquistar o torneio e estabelecendo-se como o maior de todos os tempos. Outro marco importante foi a forma como o capitão Bellini ergueu a taça, levantando-a acima da cabeça durante a comemoração.
Ver todos os comentários | 0 |