No anseio da busca por resultados e a tentativa de se manter pelo segundo ano consecutivo na série A do Campeonato Piauiense, o Corisabbá pode sofrer um duro golpe. Isto porque a Federação de Futebol do Piauí (FFP) encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) sobre a escalação irregular de dois atletas.
Segundo o ofício, o zagueiro Wellerson e o meio-campista Márcio atuaram no confronto diante do Comercial, sendo que ambos foram expulsos no jogo diante do Fluminense-PI.
Clube pode ter se confundido com as datas
Sempre há uma série de modificações de Tabela – seja para readequação da grade da emissora que detém os direitos de transmissão do Campeonato, ou ajustes devido aos clubes piauienses que estão em outras competições. O GP1 Esporte preparou uma linha do tempo dos confrontos da equipe e como isso pode ter acontecido.
O Corisabbá enfrentou o Fluminense-PI no dia 25/02, no estádio Tibério Nunes, pela 9ª rodada do Campeonato Piauiense.
No confronto, Wellerson foi expulso aos 28 minutos do 2º tempo e Márcio Adriano recebeu o segundo cartão amarelo, seguido de vermelho nos acréscimos, como descreveu o árbitro Antônio Dib na súmula. Veja:
Sobre a possível perda de pontos do Corisabbá por escalação irregular, um fio rápido sobre o que está acontecendo e o que apuramos no @Gp1Esporte
— Renato Rodrigues (@FalaRenato_) March 8, 2023
Wellerson e Márcio Adriano foram expulsos no jogo do dia 25/02, diante do Fluminense-PI, pela 9ª rodada. Veja pic.twitter.com/qgepnu0IQw
.
O confronto da 10ª rodada foi o W.O diante do Ferroviário e é aqui que a questão começa a se complicar: o confronto, apesar de ser uma rodada à frente, está datado para o dia 18 de fevereiro, uma semana antes do jogo diante do Flu-PI
O leitor deve estar imaginando que a suspensão então seria paga no jogo da 11ª rodada, na vitória diante do 4 de Julho, mas o confronto, que estava previsto para acontecer no dia 26/02 foi modificado para 22/02, três dias antes da equipe enfrentar o Fluminense-PI.
Logo, a sequência de jogos do clube daria seguimento com o duelo diante do Comercial, pela 12ª rodada, que aconteceu no Deusdeth de Melo em 4/03. E aqui é possível observar a escalação de ambos os atletas, quando eles deveriam cumprir um jogo de suspensão por ser a rodada subsequente com partida. Confira:
As IMT aconteceram para ajustes de tabela, ora devido a compromissos nacionais dos outros clubes, ora por pedidos da emissora que detém os direitos de transmissão. O confronto da 12ª rodada, no dia 4/03 deveria ser aquele em que ambos estariam suspensos, mas ambos iniciaram. Veja pic.twitter.com/NTZsT63cZy
— Renato Rodrigues (@FalaRenato_) March 8, 2023
Assim, o Corisabbá pode ser denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que prevê perda dos três pontos conquistados na partida, além de mais três pontos e multas que variam entre R$ 100 a R$ 100 mil por jogo. Mesmo tendo perdido o jogo para o Bode, a Águia Alvinegra pode perder pontos caso o TJD acate a denúncia. A mudança deixaria a equipe da Princesa do Sul com 11 pontos, um a menos que o Comercial, que soma 12 pontos.
“Sobre a questão dos pontos, isso é critério do tribunal. A FFP fez a denúncia e se ela fez é porque a questão procede. A suspensão automática tem que ser cumprida. Se ele jogou o jogo do Fluminense e teve dois atletas expulsos e no jogo seguinte, contra o Comercial, ele escalou o atleta que deveria cumprir a suspensão automática”, afirmou uma fonte da FFP.
O GP1 Esporte ouviu que o julgamento está marcado para a próxima sexta-feira e questionamos o presidente do TJD-PI que afirmou que nenhum documento havia dado entrada na procuradoria até o momento da publicação desta matéria.
O que dizem os membros do Corisabbá
A reportagem do GP1 Esporte procurou Anderson Kamar, presidente do Clube, além do técnico Toninho Pesso e do diretor Anderson Santos, responsável por observar o regulamento e as inscrições dos atletas, as partes preferiram não se pronunciar até receber a denúncia do TJD-PI. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |