Nesta terça-feira (21), o clássico da Seleção Brasileira contra a Argentina pode ser a despedida do craque Lionel Messi no Brasil. O jogo será às 21h30, no Maracanã, palco onde o argentino viveu uma de suas maiores decepções, mas também foi o local onde o atacante venceu o troféu que o motivou a ganhar sua maior conquista dois anos depois.
Símbolo do futebol brasileiro, o estádio está fortemente ligado a história de Messi, considerado, junto com Maradona, o maior jogador da história da Argentina. Em 2014, o atacante perdeu a final da Copa do Mundo para a Alemanha, fato que o camisa 10 considera um dos “mais tristes de sua carreira”.
“Não sei se as feridas da derrota na final vão curar um dia. Vamos ter que conviver com isso, [a dor] sempre estará ali. A Copa do Mundo é uma lembrança feliz, mas amarga pelo jeito que terminou”, disse Messi em 2017.
Fim do jejum e a conquista máxima pela seleção
Em 2021, em uma Copa América bagunçada e que inicialmente seria na própria Argentina, Messi venceu no Maracanã seu primeiro título por sua seleção. A final terminou em 1 a 0 para a alviceleste, com gol de Di Maria, e tirou um peso nas costas do camisa 10.
“Precisava me livrar do espinho de ser capaz de conseguir algo com a seleção. Estive muito perto por muitos anos. Sabia que em algum momento isso ia acontecer. Agradeço a Deus por me dar este momento contra o Brasil na final e em seu país. Acho que este momento estava guardado para mim”, disse Messi após a conquista.
O título foi o começo de uma Argentina que corrigiu seus erros, deu fim ao jejum de títulos e chegou a sua gloria máxima no Catar. Um dos artilheiros do torneio e considerado craque da edição, Messi atingiu seu auge pela seleção na Copa do Mundo de 2022.
Histórico contra o Brasil
Curiosamente, a Argentina de Lionel Messi era considerada “freguês” da Seleção Brasileira, apesar do desempenho equilibrado, com 14 jogos, seis vitórias tanto do Brasil quanto da rival e 2 empates. No entanto, o camisa 10 argentino começou a equilibrar a disputa desde a Copa América de 2019.
Desde então, foram duas vitórias da Argentina e um empate. Ao todo, Messi tem cinco gols marcados contra o Brasil, todos em amistosos.
Ver todos os comentários | 0 |