Fechar
GP1

Esportes

CBF decide prorrogar término da Série A do Brasileirão 2023

Segundo a entidade, a decisão foi tomada visando a garantia da integridade e equilíbrio técnico.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (27) a decisão de que o término da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 será postergado para o dia 6 de dezembro. Anteriormente, a competição iria terminar no dia 3 de dezembro. Segundo a entidade, a decisão foi tomada visando a garantia da integridade e equilíbrio técnico do campeonato.

Ainda segundo o comunicado da entidade, a prorrogação vai ser aplicada a partir da 35ª rodada. Para chegar na decisão, a CBF realizou diversas simulações e estudos para poder chegar à decisão. A instituição também afirma que foi levado em conta “o melhor interesse para os clubes, atletas e torcedores”.


Na 29ª rodada, confronto entre Fortaleza x Botafogo foi adiado, por conta que o Leão disputa a grande final da Copa Sul-Americana no sábado (28). A data para o jogo acontecer será em novembro, no dia 23, às 19h, no Estádio Castelão. Além disso, a partida entre o Fluminense e São Paulo também foi remarcada, para o dia 22 de novembro.

A CBF ainda afirmou que o fato de o campeonato ser postergado não vai atrapalhar no início da temporada de 2024, que ainda terá o seu calendário publicado pela entidade.

Confira a nota da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu postergar nesta sexta-feira (27), excepcionalmente, o término do Campeonato Brasileiro Masculino da Série A 2023, para o dia 6 de dezembro. Inicialmente, a data prevista era o dia 3 de dezembro, uma diferença de apenas três dias.

A prorrogação será aplicada pela CBF a partir da 35ª rodada do campeonato e tem respaldo, com base em artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições (RGC). Todos os clubes e federações serão informados da decisão.

A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores.

Em dezembro de 2022, a Conmebol alterou seu calendário de 2023 e criou uma nova fase em uma de suas competições, o play-off da Conmebol Sul-Americana, utilizando três novas datas não previstas anteriormente. Com isso, houve um conflito com o calendário das competições nacionais da CBF, que foi publicado em setembro de 2022, após a divulgação do calendário de competições da Conmebol.

Por conta da mudança, aconteceram diversas alterações, que geraram impacto nas datas de escape que contemplava na construção do calendário brasileiro, criadas para eventuais imprevistos em algumas partidas.

A alteração no encerramento do campeonato em nada irá afetar o calendário do futebol brasileiro da temporada de 2024, que será publicado em breve pela CBF, sem alterar os períodos de férias e datas de início das competições.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.