O Japão participou de uma Copa do Mundo pela primeira vez em 1998. Em sete participações - contando com o Mundial do Catar - os Samurais Azuis nunca haviam ganho de uma seleção europeia desde então. No entanto, com o Japão que está no Catar, a história seria diferente e eles mostraram isto desde o começo, quando vencerem a Alemanha, de virada, na primeira rodada. Nesta quinta-feira (01), no estádio Internacional Khalifa, os Samurais Azuis bateram a Espanha por 2 a 1, com gols de Doan e Tanaka, e coroaram a classificação para as oitavas.
O jogo
O Japão foi a campo e, se havia a ideia de marcar pelo menos um gol durante a primeira etapa, ela logo deixou de existir. A Espanha impôs seu jogo e não deixou que os Samurais Azuis sequer encostassem. Nos rápidos momentos que isso acontecia, eram necessários apenas 11 segundos para que os comandados por Luis Enrique recuperassem a posse. Ito teve uma chance aos sete minutos com um chute para fora, mas depois disso, todas as ações ofensivas estiveram a cargo de La Roja. A resposta foi imediata: a primeira aos 8 minutos com uma cabeçada de Morata em cima de Gonda e, aos 11 minutos, ele novamente, após cruzamento de Azpilicueta para abrir o placar.
Sem ver seu adversário ao menos esboçar algo similar a uma pressão, a Espanha construía sem deixar que seu adversário trocasse pelo menos três passes. Nas poucas vezes que chegava, como na jogada com Kamada e Ito, quando Tanaka tropeçou na bola, o Japão fechou os 45 minutos iniciais sem assustar.
Quem assistia a partida tinha a certeza que a etapa complementar seria de ainda maior domínio dos espanhóis. É aí que os melhores roteiros, que só uma Copa do Mundo pode proporcionar. O técnico Hajime Moriyasu, assim como no primeiro confronto contra a Alemanha, deu início as mudanças e promoveu a entrada de Doan e Mitoma, que surtiram efeito logo aos três minutos, quando os Samurais Azuis impuseram outra rotação em cima dos espanhóis, o camisa 8 aproveitou a perda de bola e chutou da entrada da área para deixar tudo igual no placar.
Mas ainda havia tempo para mais e Tanaka conseguiu completar para o gol e fazer o gol da virada japonesa. O lance foi revisado pelo VAR, pois havia a dúvida se o passe havia sido feito antes da bola sair. Com o placar desfavorável, Luis Enrique lançou suas peças do banco de reservas, mas nada que transpusesse o goleiro Gonda.
Com a classificação, a seleção japonesa enfrenta a Croácia nas oitavas de final da Copa do Mundo. As seleções se enfrentam na segunda-feira (5), às 12h no estádio Al Janoub.
Ver todos os comentários | 0 |