Fechar
GP1

Esportes

Atleta olímpico Ian Matos morre aos 32 anos no Rio de Janeiro

O atleta estava internado desde novembro para tratar uma bactéria na garganta, que se disseminou.

O atleta olímpico Ian Matos faleceu nesta terça-feira, aos 32 anos. Atleta dos saltos ornamentais, Ian estava internado no Rio de Janeiro desde novembro e tratava uma infecção no pulmão. O desportista sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Nascido em Muaná e criado em Belém (PA), Ian conheceu os saltos ornamentais aos 17 anos, logo em seguida, após aprovação no vestibular da Universidade de Brasília (UNB), se mudou para a capital federal, um dos principais centros da prática esportiva no país, onde mora o piauiense Kawan Pereira, também atleta dos saltos ornamentais. As informações da CBDA dão conta que Ian se internou para tratar uma infecção na garganta, mas a bactéria se espalhou, desceu para o esôfago e logo atingiu o pulmão, agravando o quadro do atleta.


Foto: Reprodução/InstagramIan Matos
Ian Matos

Ian era atleta das provas de trampolim de 3 metros, em seu currículo, três edições de Jogos Pan-Americanos (2011, 2015 e 2019), dois Mundiais (2015 e 2019), uma Copa do Mundo (2016) e uma Olimpíada (Rio de Janeiro – 2016).

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) se manifestou através de nota sobre o acontecimento. Leia o comunicado:

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informa, com profundo pesar, o falecimento do atleta olímpico Ian Matos. O saltador estava internado desde o início de novembro, no Rio de Janeiro, quando teve uma infecção na garganta. Ian Faleceu aos 32 anos

Paraense de Muaná, Ian despontou na modalidade ainda bem jovem quando se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004. Com o objetivo de desenvolver seu potencial, mudou-se para Brasília. Já na capital federal, o atleta garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010.

Ele continuou sua trajetória de sucesso garantindo classificação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, Copas do Mundo, Campeonatos Sul-Americanos e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A CBDA se solidariza à família e aos amigos do atleta e agradee pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.