A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi um espetáculo de cores, que encheu os olhos de milhares de espectadores que lotaram o estádio do Maracanã na noite desta sexta-feira (05). Além das cores, a primeira olimpíada na América do Sul foi aberta oficialmente com muitos ritmos brasileiros, que contam a história do Brasil e de seu povo.
A abertura desta edição teve como responsável pela coreografia Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional, e que assinou a coreografia do espetáculo. A cerimônia abordou as mudanças climáticas que o planeta enfrenta. A emissão de gases de efeito estufa, o degelo dos polos, a elevação do nível do mar e o aumento da temperatura entraram em cena para alertar por um mundo mais sustentável.
O cantor e compositor Paulinho da Viola cantou o Hino Nacional e emocionou o público presente. Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta, também participaram da celebração, mostrando a diversidade da música brasileira. A tocha olímpica, que viajou por todas as regiões do país nos últimos meses, entrou no Maracanã nas mãos do ex-tenista Gustavo Kuerten. Após desfilar sob muitos aplausos, ele repassou a chama para jogadora de basquete Hortência. E ela, por sua vez, passou a tocha para o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a pira olímpica.
- Foto: Ivan PachecoCerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016
Além do público brasileiro, a imprensa internacional também elogiou a abertura do evento. De acordo com o GloboEsporte, os britânicos Mirror e BBC foram só elogios. O primeiro estampou uma manchete dizendo que “o Rio dá as boas-vindas ao mundo com uma abertura espetacular” e o segundo se referiu a uma “cerimônia de abertura brilhantemente coreografada”.
O espanhol Marca chamou a festa de “um espetáculo de luzes, imagens e sons”, se empolgando ao lembrar a mensagem que a festa de abertura propôs: “salvemos o planeta”. Mesmo tom adotado pelo The Guardian: "Um contraste interessante das duas últimas cerimônias de abertura. O tema de Pequim 2008 foi 'A China é ótima', Londres 2012 foi 'a Grã-Bretânia era ótima'. O tema de hoje à noite? Ou nós começamos a fazer alguma coisa sobre o meio ambiente ou talvez nós não tenhamos muitas olimpíadas para celebrar no futuro". Até os jornais argentinos celebraram a festa. O La Nacion chamou a abertura de “um espetáculo vibrante”.
Estiveram presentes à cerimônia 38 chefes de Estado e governo, dentre eles, o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas; Margareth Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde; e Michäelle Jean, da Organização Internacional da Francofonia.
Ver todos os comentários | 0 |