Em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras venceu o Botafogo-SP de virada no Allianz Parque e manteve vivo o sonho do tetracampeonato, na noite dessa quinta-feira (20). Os gols da vitória foram marcados por Estevão, Facundo Torres e Luighi. Alexandre Jesus anotou para o time de Ribeirão Preto.

Com o resultado, o Verdão chegou aos 20 pontos e evitou a eliminação precoce do estadual, mas segue na terceira colocação do Grupo D, atrás de São Bernardo e Ponte Preta, ambos com 22. Já o Botafogo-SP, eliminado, totaliza 11 pontos e vai para a última rodada apenas cumprir tabela.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Estêvão comemorando gol pelo Palmeiras

Primeiro tempo

Precisando da vitória para continuar vivo na competição, o Palmeiras começou o jogo pressionando. Antes dos dez minutos, Richard Rios arriscou duas vezes de fora da área. Na primeira, teve o chute defendido por João Carlos; na outra, assustou o goleiro adversário com uma finalização rente à trave. Aos 20 minutos, o Palmeiras chegou a balançar a rede. Após saída errada da zaga do Botafogo-SP, Marcos Rocha ficou com a bola perto da entrada da área e marcou por cobertura. Contudo, o gol foi anulado após o árbitro ser chamado pelo VAR por conta de uma falta na jogada. Aos 25 minutos, veio o gol do Botafogo. Em um contra-ataque após bola perdida por Piquerez, Jonathan Cafu cruzou na área para Alexandre Jesus, que finalizou de primeira e estufou a rede de Weverton. A resposta palmeirense veio rápida e, aos 28 minutos, Estevão deixou tudo igual. Em uma linda jogada, o atacante passou por três adversários e chutou com categoria na saída de João Carlos, empatando o jogo.

Segundo tempo

O segundo tempo começou sem tanta intensidade. Logo aos dois minutos, Raphael Veiga recebeu um bom passe de Estevão, mas teve o chute bloqueado. Em seguida, Richard Rios arriscou de longe, mas a bola saiu sem direção. Aos 21 minutos, o Palmeiras quase virou o jogo. Flaco cruzou e Estevão, na pequena área, cabeceou no travessão. No contra-ataque, o Botafogo-SP respondeu com Alejo Dramisino, que obrigou Weverton a fazer uma grande defesa. O Verdão seguiu pressionando e, após um bate-rebate na entrada da área, Mayke finalizou, mas João Carlos conseguiu espalmar. Estevão cobrou o escanteio e, numa confusão total na área, a bola sobrou para Facundo Torres, quase em cima da linha, que colocou a bola na rede, aos 30. Aos 39, o Palmeiras ampliou. Naves fez um ótimo lançamento para Raphael Veiga, que ajeitou dentro da área. Richard Rios deixou a bola passar e Luighi chegou finalizando de primeira para definir a vitória alviverde.

Próximos compromissos

As duas equipes entram em campo no domingo (23), pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O Palmeiras enfrenta o Mirassol no estádio Campos Maia, enquanto o Botafogo recebe o Novorizontino no estádio Santa Cruz. A bola rola às 18h30 nos dois duelos.