Na manhã desta terça-feira (14), o brasileiro João Fonseca venceu o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, por 3 sets 0 em sua estreia no Australian Open. Essa foi a primeira partida do tenista de 18 anos na fase principal da Grand Slam, onde superou o feito de Guga, que estreou com 19 anos.
O primeiro set começou bastante equilibrado, com os dois jogadores confirmando seus saques, fazendo 6-6 e levando para o tie break. No desempate, o brasileiro ganhou com folga de 7-1 e fechou o set em 7-6.
No segundo set, Fonseca teve alguns desafios, mas quebrou o serviço de Rublev e abriu vantagem no jogo com placar de 6-3.
Já no terceiro set, o russo chegou a incomodar o brasileiro, que resistiu e levou o set ao tiebrak novamente. Ignorando a pressão de jogar contra um top 10, João manteve a calma, fazendo 7-5 no desempate e fechando o set com uma parcial de 7-6.
A vitória do brasileiro contra o nono do mundo em sua estreia no Grand Slam repercutiu na mídia internacional. O perfil oficial do torneio escreveu: “Nasce uma estrela. O brasil tem um novo fenômeno, e o nome dele é João Fonseca”.
O jornal espanhol Marca comparou o tenista de 18 anos ao Guga, lenda do tênis brasileiro, e ao italiano Jannik Sinner, atual numero 1 do ranking mundial da ATP: O Brasil está animado com João Fonseca: uma mistura de Sinner e Gustavo Kuerten”.
Quem é João Fonseca?
Nascido em 2006, no Rio de Janeiro, o brasileiro começou sua trajetória esportiva no futsal, mas uma lesão o levou a mudar de esporte, onde decidiu se dedicar ao tênis. Ele teve uma carreira juvenil antes de se profissionalizar.
João ganhou destaque no tênis em 2022, quando conquistou a Copa Davis Juvenil. Em 2023, ficou em primeiro lugar no ranking mundial juvenil, onde se tornou o primeiro brasileiro a alcançar esse feito.
Na ultima atualização da Associação dos Tenista Profissionais (ATP), o tenista alcançou a 112° colocação, sendo o terceiro melhor tenista brasileiro, ficando atrás apenas de Thiago Monteiro (105°) e Thiago Seyboth Wild (79°).
Próximo jogo
Após vitória em cima do nono do mundo, João enfrenta o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do Australian Open. Data e horário da partida ainda não foram divulgados.
Com colaboração da repórter Sara Nascimento