O Flamengo pressionou, mas não conseguiu reverter a derrota no Maracanã e está eliminado da Libertadores . Na noite desta quinta-feira (26), o Rubro-Negro empatou fora de casa em 0 a 0 com o Peñarol, dando adeus à competição por conta do agregado de 1 a 0 para o time uruguaio.
Com a eliminação, o time carioca agora focará no Brasileirão e na Copa do Brasil, onde ainda tem chances de título. Já o Peñarol encara o Botafogo nas semifinais, em busca de uma vaga na final contra River Plate ou Atlético Mineiro.
Primeiro tempo
Precisando reverter uma desvantagem de 1 a 0, o Flamengo tentou trocar passes no campo adversário com o intuito de abrir o placar logo cedo. No entanto, mesmo com a posse de bola, os comandados de Tite pecavam na definição das jogadas, finalizando apenas três vezes na etapa inicial.
A chance mais perigosa do Flamengo ocorreu logo aos dois minutos, Plata cabeceou firme após receber cruzamento de Alex Sandro, com o goleiro do Peñarol fazendo uma boa defesa, agarrando sem dar rebote. Aos 21, o Peñarol quase abriu o placar em cobrança de falta de Leo Fernandez, forçando Rossi a espalmar a bola para fora.
Poucos minutos depois, o Rubro-Negro respondeu em boa tabela de Alex Sandro e Arrascaeta, que cruzou, fez a bola desviar em Bruno Henrique e sobrar para Plata. No entanto, o atacante dominou mal e permitiu o corte da defesa adversária. Nos acréscimos, o meia uruguaio recebeu uma sobra de escanteio e chutou por cima do gol, quase marcando para os cariocas.
Segundo tempo
Logo após o intervalo, o Flamengo se lançou totalmente ao ataque e finalizou com perigo no primeiro minuto, após Bruno Henrique invadir a grande área e bater cruzado, fazendo Aguerre defender com o pé. Em seguida, De la Cruz cobrou escanteio e Gerson chegou com perigo, mas cabeceou para fora.
Mesmo com a pressão, o time uruguaio se fechou bem e impediu o Flamengo de chegar no terço final do campo. Aos 23, Bruno Henrique perdeu a bola e Siqueira iniciou bom contra-ataque, tocando para Damián Garcia, que finalizou na direita e fez a bola sair raspando na trave.
Próximo aos acréscimos, Aguerre salvou o time mandante com mais uma importante defesa, ao espalmar chute de fora da área de Gabigol. Sem conseguir penetrar a retranca uruguaia, o Flamengo não marcou gols e foi eliminado da Libertadores.
Próximos confrontos
O Flamengo volta a campo no domingo (29), contra o Athletico Paranaense, pelo Brasileirão. Já o Peñarol encara o Racing-URU na segunda (30), pelo Campeonato Uruguaio.