A Chama Paralímpica foi acesa nesse sábado (24), na cidade inglesa de Stoke Mandeville, berço dos Jogos Paralímpicos. A cerimônia ocorreu quatro dias antes da abertura dos Jogos Paralímpicos de 2024, que serão em Paris.

A chama foi acesa por dois atletas paralímpicos britânicos, Helene Raynsford e Gregor Ewan. A cerimônia foi presidida por Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, que destacou a importância simbólica de o evento ser realizado na cidade inglesa.

Foto: Reprodução/ Instagram
Chama Paralímpica foi acesa na cidade de Stoke Mandeville

“Para todos os envolvidos no Movimento Paralímpico, Stoke Mandeville representa um terreno sagrado e querido. Foi aqui, há 76 anos, que o pioneiro visionário Sir Ludwig Guttmann criou o Movimento Paraolímpico. Ao organizar um evento esportivo para 16 veteranos feridos da Segunda Guerra Mundial, usando o paradesporte como forma de reabilitação, Guttmann deu início a algo muito especial. Através do deporto ele criou um movimento transformacional que hoje tem um impacto profundo em nível global, melhorando a vida de milhões de pessoas com deficiência”, disse Andrew Parsons.

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos será realizada na próxima quarta-feira (28). O Brasil será representado por 280 atletas, de 20 modalidades.