Hugo Calderano até iniciou bem a partida, mas viu o sueco Truls Möregårdh crescer no jogo e perdeu a chance de garantir logo a primeira medalha do Brasil no tênis de mesa em uma Olimpíada, após derrota por 4 sets a 2. O duelo foi na manhã desta sexta-feira (02), pelas semifinais dos Jogos de Paris 2024. Mesmo com esse cenário, o brasileiro está fazendo uma participação histórica na competição e ainda segue vivo em busca do bronze e o feito inédito para o país.

Com estilos de jogos distintos, o potencial nos ataques de Hugo foi mais eficaz e ele chegou a abrir 7 a 2 no primeiro set, mas Truls Möregårdh mostrou sua força na variação dos efeitos, conseguiu uma virada incrível e fechou em 12 a 10. No segundo, o sueco começou abrindo o placar, mas Calderano mostrou uma reação e ficou à frente no marcador novamente, no entanto, perdeu o foco e saiu derrotado por 16 a 14.

Foto: Luiza Moraes/COB
Calderano perde nas semfinais e disputará o bronze nas Olimpíadas

No terceiro set, o brasileiro precisava vencer para tirar o adversário da zona de conforto e respirar melhor no jogo. Foi com esse cenário, que Hugo brigou ponto por ponto e fechou em 11 a 7, em mais um embate equilibrado e suado. No quarto set, Truls Möregårdh ainda estava com a vantagem e foi atrás de liquidar logo o embate, começando vencendo por 4 pontos a 1, porém viu Calderano crescer novamente, mas soube administrar o placar e fechou em 12 a 10.

O quinto set seguiu com a mesma tônica, bem acirrado. Apostando em estratégia diferente, o brasileiro passou a usar mais bolas longas e forçar o erro do adversário, conseguindo abrir vantagem e fechando em 12 a 10. No set decisivo, Hugo está mais pressionado e começou perdendo novamente e até conseguiu igualar o marcador. Porém, Truls Möregårdh foi efetivo em suas táticas e ganhou por 11 a 8.

A derrota nas semifinais não apaga a ótima campanha de Hugo nos Jogos de Paris 2024, já que foi o primeiro brasileiro e sul-americano a chegar nas semifinais de uma Olímpiada. Além disso, Calderano segue vivo em busca do bronze, podendo assegurar mais um feito inédito. Na ocasião, o Brasileiro irá disputar o terceiro lugar contra o francês Felix Lebrun neste domingo (04), às 8h30, com transmissão ao vivo pela Cazé TV (YouTube), Rede Globo (sinal aberto), Sportv (sinal fechado) e Canal Olímpico (streaming).