A Associação Internacional de Surfe (ISA) suspendeu o juiz Bem Lowe nessa quinta-feira (01), o impedindo de julgar o desempenho dos surfistas nas Olimpíadas de Paris. A decisão ocorreu após um exposed feito pelo ex-BBB Pedro Scooby, amigo de Gabriel Medina.

Em stories no Instagram, Scooby fez uma denúncia contra o árbitro, publicando uma foto do juiz ao lado do australiano Ethan Ewing, que pode ser adversário de Medina. De acordo com o ex-BBB, Lowe já tinha sido denunciado em Tóquio 2020.

“Lá em Tóquio, um juiz deu as notas mais altas para os adversários do Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal para o Comitê Olímpico Internacional (COI), e os caras não fizeram nada. Este cara está aqui [em Teahupoo, no Taiti], de novo. Hoje, eu recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que é o cara se passar, e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal”, afirmou.

Após a repercussão, a ISA afastou o juiz, por considerar “inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta”. “A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador (...) Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição”, disse.