As Olimpíadas de Paris encerraram na tarde desse domingo (11), com uma festa na capital francesa. Com participação de mais de 9 mil atletas e artistas famosos, o evento sacramentou a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

A cerimônia começou no Jardim de Tulieres, onde estava a pira olímpica, que foi levada até o Stade de France. No estádio, a festa contou com discursos do presidente da França, Emmanuel Macron, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Durante a entrada das bandeiras dos países participantes, o Brasil foi representado por Ana Patrícia e Duda, dupla que conquistou o ouro no vôlei de praia.

Foto: Alexandre Loureiro/COB
Cerimônia de encerramento das Olimpíadas

O evento seguiu com uma festa, com homenagens à Grécia, país de criação dos Jogos Olímpicos, e a participação do personagem “Viajante Dourado”, baseado no Espírito da Bastilha. Além disso, foi exibido um vídeo dos melhores momentos das Olimpíadas, junto com a apresentação da banda francesa Pheonix.

Passagem de bastão

Como ocorre nas cerimônias de encerramento, ocorreu a transição para a cidade dos próximos Jogos Olímpicos. Enquanto a cantora H.E.R performava o hino dos Estados Unidos, Tom Cruise entrou no palco, pegou a bandeira olímpica das mãos da ginasta Simone Biles e deixou o Stade de France de moto.

Em seguida, foi exibido um vídeo mostrando o ator entrando em um avião e descendo de paraquedas em Los Angeles. A gravação seguiu com a bandeira olímpica passando pelas mãos dos atletas estadunidenses, parando em Venice Beach, com shows da banda Red Hot Chili Peppers, Billie Eillish, Snoop Dogg e Dr.Dre, todos da Califórnia.

Por fim, Thomas Bach decretou o encerramento das Olimpíadas, com o apagamento da pira olímpica ao som de “My Way”, performado pela cantora Yseult.