Rafaela Silva perdeu a disputa do bronze para a japonesa Haruka Funakubo e ficou no quarto lugar da categoria até 57kg, nas Olimpíadas de Paris 2024. A luta foi na manhã desta segunda-feira (29), sendo decidida no golden score, com a brasileira perdendo por uma projeção de cabeça no tatame.

O duelo foi bastante acirrado e durou oito minutos, com as duas judocas sofrendo punições Com menos de 20 segundos de luta, Rafaela Silva se mostrou mais ofensiva e tentou encaixar duas entradas, mas foi barrada pelo bloqueio de Haruka Funakubo. Empatadas, o embate foi levado para o golden score, que continuou disputado, mas a brasileira acabou sendo desclassificada por uma projeção de cabeça no tatame.

Foto: Alexandre Loureiro/COB
Rafaela Silva perde a disputa do bronze e fica com o 4º lugar em Paris

No mesmo dia, poucas horas antes da disputa do bronze, Rafaela Silva perdeu nas semifinais para a sul-coreana Mimi Huh. A judoca chegou à semifinal com duas vitórias maiúsculas. Primeiro, ela enfrentou a turcomenistã Maysa Pardayeva, e nas quartas venceu a georgiana Eteri Liparteliani, não dando chance para nenhuma das rivais.

Em sua terceira participação nas Olímpiadas e medalhistas de outro no Rio 2016, Rafaela Silva se despede do Jogos de Paris 2024 sem subir ao pódio. Em contrapartida, o Brasil garantiu medalhas no judô com William Lima, que conquistou a parta, e Larissa Pimenta, que faturou o bronze.