Com a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 nesta sexta-feira (26), os jogos deste ano foram oficialmente abertos. A ocasião uniu os diversos cenários da cultura parisiense nos pontos turísticos da capital francesa. Os elementos históricos do país também estiveram presentes, especialmente aqueles que fazem referência à Revolução Francesa, entre elas as barricadas e pinturas históricas, até mesmo com a imagem de Maria Antonieta decapitada.
O espetáculo, que iniciou por volta das 14h (horário de Brasília) também marcou um momento histórico nas Olimpíadas, pois a cerimônia foi realizada fora de um estádio. O desfile dos países que participam dos jogos foi realizado no Rio Sena, importante protagonista do cenário parisiense.
A chuva registrada durante o evento também não atrapalhou a beleza do show. O evento também mostrou heavy metal, show de luzes, e contou até mesmo com a presença dos Minions. Na ocasião, Lady Gaga, Aya Nakamura também marcaram a cerimônia de abertura.
Após um homem mascarado tomar a tocha olímpica - que gerou grandes memes-, foi iniciado o revezamento, outro momento marcante, com figuras emblemáticas dos esportes olímpicos. O ex-jogador de futebol francês, Zinédine Zidane, passou a tocha para o tenista Rafael Nadal, bicampeão olímpico. Outras lendas do esporte, como Carl Lewis, Nadia Comaneci e Serena Williams também participaram do revezamento.
Já no Jardins das Tulherias, situada próximo ao Museou do Louvre, Arco do Triunfo e Torre Eiffel, estava a pira olímpica. Ela foi acesa pelo judoca Teddy Riner e pela tricampeã no atletismo, Marie-José Pérec. Depois disso, um balão se ergueu no céu de Paris.
Para finalizar, Céline Dion fez sua primeira apresentação desde que revelou o diagnóstico de Síndrome da Pessoa Rígida (SPR). Ela estava afastada dos palcos há dois anos, e retornou com um show em cima da Torre Eiffel, que marcou o encerramento da cerimônia.