Em pronunciamento nesse domingo (21), o papa Francisco fez um apelo por trégua nos conflitos mundiais durante as Olimpíadas de Paris. Os jogos olímpicos iniciam na sexta-feira (26).
O sumo pontífice ressaltou que o esporte tem um grande potencial de unir as pessoas, e que, por essa razão, espera que os jogos de Paris sejam um momento de pacificação nas guerras que assolam o mundo.
“O esporte também tem uma grande força social, capaz de unir pacificamente pessoas de culturas diferentes. Espero que este evento possa ser um sinal do mundo inclusivo que queremos construir e que os atletas, com seu testemunho esportivo, sejam mensageiros de paz e modelos válidos para os jovens. Em particular, de acordo com a antiga tradição, que as Olimpíadas sejam uma ocasião para estabelecer uma trégua nas guerras, demonstrando uma sincera vontade de paz”, declarou o papa.
A cerimônia de abertura dos Jogos de Paris será realizada no rio Sena, e contará com cerca de 10.500 atletas e mais de 100 chefes de Estado e de governo.