O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (02), a Lei nº 14.909, que institui o dia 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé. A data é uma comemoração à história e legado do maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento. A nova Lei foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

No dia 19 de novembro de 1969, Pelé marcou seu milésimo gol em uma partida entre o Santos e o Vasco da Gama, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Em uma disputa de pênalti, o eterno camisa 10 garantiu a vitória para o Peixe por 2x1.

Foto: Divulgação/Santos Futebol Clube
Pelé

O texto foi aprovado pela Comissão de Esporte do Senado no dia 21 de maio deste ano. Na ocasião, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) também destacou a influência de Pelé dentro e fora dos gramados. O jogador faleceu aos 82 anos, em 29 de dezembro de 2022, devido a um câncer no cólon.

“Fora das quatro linhas, a contribuição de Pelé ao mundo foi igualmente significativa. Seu envolvimento em causas sociais, seu trabalho junto a organismos internacionais como a ONU, a Unesco e a Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, exemplificam seu compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas”, afirmou o senador Jorge Kajuru.