Mais uma piauiense irá representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nessa quinta-feira (11), o Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou os nomes convocados que irão compor a delegação Brasileira de atletismo e entre os chamados está Keyla Barros , que disputa a categoria T20. A atleta vem de conquistas expressivas e é uma das promessas de medalha na modalidade.
“Oficialmente convocada para os meus primeiros Jogos Paralímpicos! Há 20 anos, eu estava jogando bola no terreiro de casa, quando meu pai me chamou e disse: ‘Está passando uma corrida na TV’. Eu fui correndo assistir, sentei no tamborete e vi, em uma TV de tubo preto e branco, o Vanderlei na maratona de Atenas, e eu pensei: ‘Um dia vou correr como ele’. Há 20 anos, eu sonhava com algo muito grande e, de lá para cá, foram tantos momentos de dificuldades, humilhações, choros, lesões e falta de apoio. Hoje, é com orgulho que estou na lista mais importante para um atleta”, publicou Keyla Barros em suas redes sociais.
Natural de Água Branca, Keyla Barros é fundista, que realiza provas mais longas, e é a atual vice-campeã da prova de 1.500m do T20 Womens, que foi realizado na França, em 2023. Na ocasião, a piauiense também havia sido convocada para fazer parte da delegação brasileira de paratletismo.
Os Jogos Paralímpicos serão realizados logo após o término das Olímpiadas, com previsão de início para o dia 28 de agosto. O Brasil sempre vem bem representado no atletismo, sendo o esporte que o país mais conseguiu conquistar medalhas, sendo 8 medalhas de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.