O treinador Abel Ferreira usou uma expressão xenofóbica ao analisar o esquema tático do Palmeiras após a vitória contra o Atlético Goianiense nessa quinta-feira (11). Enquanto falava dos encaixes do time, o português citou indígenas como uma referência a desorganização.
A fala ocorreu depois de uma pergunta sobre Aníbal Moreno. Na ocasião, Abel falava sobre como o Palmeiras se mantinha organizado, mas tendo ao mesmo tempo jogadores com mais liberdade.
“Aníbal tem uma dinâmica muito boa e por isso queríamos muito esse jogador. A direção não conseguiu trazer quando precisávamos, porque não dava. Foi quando nós conseguimos e ainda bem em boa hora que nós o trouxemos. Eu diria que ele é o equilíbrio, o pêndulo da nossa equipe. (...) Isso não é uma equipe de índios . Há uma organização e dentro dessa organização há liberdade para eles criarem”, declarou.
Ao UOL , a assessoria de Abel Ferreira ressaltou que tem “profundo respeito por todos os brasileiros”. “Vivo e trabalho no Brasil desde 2020 e tenho profundo respeito por todos os brasileiros. As pessoas já conhecem o meu caráter, as minhas condutas e as minhas ações sociais. Sabem também que eu repudio por completo toda forma de preconceito”, disse em nota.