Após 16 anos sem levantar a taça de campeão das finais da NBA , o Boston Celtics retornou ao topo da prateleira como o maior campeão da liga isoladamente ao conquistar o seu 18º título nessa segunda-feira (17). Com direito a duplo-duplo de Jayson Tatum, o Celtics derrotou o Dallas Mavericks por 106 a 88, fechando a série em 4 a 1.

Embalados pela sua torcida, que encheu o TD Garden, o Boston Celtics não deixou em momento algum a equipe do Dallas Mavericks respirar e impôs um ritmo avassalador desde o primeiro quarto, abrindo de cara uma distância de oito pontos nos primeiro minutos. A equipe de Doncic chegou a encurtar a diferença para um ponto, mas em momento algum chegou a tomar a frente do placar.

Foto: Reprodução/X
Celtics leva fatura seu 18º título da NBA em cima do Mavericks

O segundo período seguiu a mesma dinâmica e cada vez mais parecia que apenas o Celtics estava disposto a conseguir a vitória na noite. O ponto mais acionado acabou sendo o garrafão, onde o Celtics aproveitaram para aumentar a sua vantagem, mas a zona de três também foi bem aproveitada especialmente por Hauser e Derrick White. E com uma bola de 3, o Celtics selou o final do segundo quarto com Prittchard ampliando a distância para 21 pontos.

Após o intervalo, a partida foi encaminhada para os dois últimos quartos, e nestes dois períodos seguidos apenas houve uma manutenção da vantagem e o título já estava praticamente encaminhado para as mãos do Boston Celtics. Ao final do terceiro quarto a distância se mantinha na casa dos 19 pontos.

O ponto de desiquilíbrio ao final realmente foi a bela atuação de Jayson Tatum, que conseguiu um duplo-duplo ao conceder 11 assistências e anotar 31 pontos. Além disso, Jaylen Brown, Jrue Holiday e Derrick White também passaram a casa dos 10 pontos. Já no lado do Mavericks, Luka Doncic foi o destaque ao chegar aos 28 pontos.

O último quarto serviu apenas para constatar o que já era de se esperar desde o final do primeiro tempo: a vitória do Celtics. A equipe mandante até diminuiu o ritmo, mas se sagrou campeã por 18 pontos de diferença, com o marcador apontando 106 a 88.